Escolha uma Página

Materiais

Caderno de Textos

Este Caderno de Textos foi elaborado para ser utilizado no Programa de Formação em Saúde, Gênero e Trabalho nas Escolas, que foi concebido como um espaço de co-elaboração entre diferentes saberes – seja o das disciplinas científicas, seja o da experiência prática dos(as) trabalhadores(as) – para a compreensão e resolução dos problemas de saúde no trabalho. De acordo com a perspectiva teórico-metodológica, a equipe de pesquisadores selecionou temas geradores da discussão e do processo de formação, que foram reunidos nesse Caderno de Textos, cujo conteúdo é apresentado como forma de ampliar o debate sobre cada tema. No final de cada texto são propostas outras questões para a continuação da discussão.

Sinta-se convidado(a) a participar da ampliação e atualização deste debate!

Você gostaria de apresentar sua visão acerca dos temas dos Cadernos de Textos? Clique aqui!

Caderno de Método e Procedimentos

O Programa de Formação em Saúde, Gênero e Trabalho nas Escolas foi concebido como um meio para desenvolver a capacidade de compreender-transformar as relações entre trabalho e o processo saúde-doença nas escolas, baseado no diálogoconfrontação entre o conhecimento científico e a experiência dos (das) trabalhadores (as) acerca das questões em foco. A esse dispositivo sinérgico de confrontação-cooperação entre saberes denominamos comunidade ampliada de pesquisa-intervenção (CAPI).

A aposta é de que, tanto o conhecimento científico pode (deve) avançar a partir dos enigmas e desafios colocados pela singularidade da experiência, como a experiência pode emergir por meio do diálogo crítico com outras experiências e com os conceitos. Potencializando a capacidade de intervenção e transformando-se a partir desse confronto.

Trata-se, portanto, de um dispositivo de formação para pesquisa-intervenção em rede, tendo como meta colaborar na luta pela saúde e afirmação da vida, incorporando a perspectiva das relações sociais de gênero (a questão da divisão sexual do trabalho).

Sinta-se convidado (a) a conhecer e experimentar essa proposição metodológica e seus procedimentos!

Caderno de Relatos de Experiências

Através deste Caderno procuramos socializar relatos de experiências de trabalhadores(as) de escolas públicas – serventes, merendeiras, professores(as) – que participaram do Programa de Formação em Saúde, Gênero e Trabalho nas Escolas no estado do Rio de Janeiro e no município de João Pessoa – PB.

Os textos de trabalhadores(as) de escola aqui apresentados – os relatos de experiências – comentam questões aprendidas e descobertas a partir de sua experiência cotidiana nas escolas, no movimento sindical, assim como em sua participação no Programa de Formação. Discorrem também sobre o que significou sua participação neste Programa.

Trata-se de uma tentativa de sistematizar e socializar os exercícios de investigação e os debates que se processaram ao longo do desenvolvimento do programa, das mudanças concretas experimentadas no decorrer do processo. A pluralidade presente aos textos reflete uma das características marcantes do que denominamos Comunidade Ampliada de Pesquisa: a potência da ação-reflexão coletiva está na afirmação das singularidades, na polifonia, nas diversas experiências que se vão confrontando num espaço de discussão sobre a relação entre a atividade e o meio de trabalho com a saúde destes(as) trabalhadores(as), incorporando a questão de gênero.

Sinta-se convidado a entrar nesse movimento de afirmação do curso da vida e saúde no trabalho.

Parceiros

Translate »
Skip to content