Artigos, Capítulos e Livros
Relações Sociais de Gênero e Divisão Sexual do Trabalho: uma convocação teórico-analítica para estudos sobre a saúde das trabalhadoras da educação
NEVES, M. Y. e BRITO, J. e ARAÚJO, A. e SILVA, E. Relações Sociais de Gênero e Divisão Sexual do Trabalho: uma convocação teórico-analítica para estudos sobre a saúde das trabalhadoras da educação. In: MINAYO-GOMEZ, M. e MACHADO, J. M. H.e PENA, P. G. L. (Orgs.). Saúde do Trabalhador na Sociedade Brasileira Contemporânea. Rio de […]
A comunicação no trabalho dos professores e pesquisadores: um estudo da atividade dos físicos
ALVAREZ, D. A comunicação no trabalho dos professores e pesquisadores: um estudo da atividade dos físicos. RECIIS Revista Eletrônica de Comunicação, Informação, Inovação e Saúde. Rio de Janeiro, v.4, n.2, p.22-32, Jun., 2010
As condições e a organização do trabalho de professoras de escolas públicas
ALMEIDA, M. R. e NEVES, M. Y. e SILVA, F. A. As condições e a organização do trabalho de professoras de escolas públicas. Psicologia: Teoria e Prática., 12(2): pp 35-50. 2010
Mobilização das professoras por saúde.
NEVES, M. Y. e BRITO, J.e ATHAYDE, M. Mobilização das professoras por saúde. In: RAAB GLINA, D. M.e ROCHA, L. E. (Orgs.). Saúde Mental no Trabalho: da teoria à prática. São Paulo: Roca, 2010.
A Promoção da Saúde a partir das situações de trabalho: considerações referenciadas em uma experimentação com trabalhadores de escolas públicas
SILVA, E.F. et al. A Promoção da Saúde a partir das situações de trabalho: considerações .referenciadas em uma experimentação com trabalhadores de escolas públicas. Interface – Comunic., Saúde, Educ., 2009. ISSN 1414-3283. ISSN online 1807-5762. 2009
Comunidade Ampliada de Pesquisa: Pesquisadores e trabalhadores/as de escolas públicas colocam seus saberes em sinergia na busca da promoção da saúde a partir dos locais de trabalho.
NEVES, M. Y. et al. Comunidade Ampliada de Pesquisa: Pesquisadores e trabalhadores/as de escolas públicas colocam seus saberes em sinergia na busca da promoção da saúde a partir dos locais de trabalho. In: KRUTZEN, E. C.e VIEIRA, S. B. (Orgs.). Psicologia Social, Clínica e Saúde Mental. João Pessoa: Editora UFPB, 2007.
A Dor e a Delícia de Ser (Estar) Professora: Trabalho docente e saúde mental.
NEVES, M. Y.e SELIGMANN-SILVA, E. A Dor e a Delícia de Ser (Estar) Professora: Trabalho docente e saúde mental. Estudos e Pesquisas em Psicologia, Rio de Janeiro, ano 6, n.1, p.19-49, 1º semestre de 2006.
Notas sobre Saúde Mental e Trabalho Docente a partir de uma Investigação com Professoras de Escolas Públicas
NEVES, M. Y. R. e ATHAYDE, M. e MUNIZ, H. P. Notas sobre Saúde Mental e Trabalho Docente a partir de uma Investigação com Professoras de Escolas Públicas. In: FIGUEIREDO, M., et al. (Orgs.). Labirintos do Trabalho – Interrogações e olhares sobre o trabalho vivo. Rio de Janeiro: DP&A, 2004.
Cimento não é concreto, tamborim não é pandeiro, pensamento não é dinheiro! Para onde vai a produção acadêmica ?
ALVAREZ, D. Cimento não é concreto, tamborim não é pandeiro, pensamento não é dinheiro! Para onde vai a produção acadêmica? Rio de Janeiro: Myhrra, 2004.
Cadernos de Método e Procedimentos. Programa de formação em saúde, gênero e trabalho nas escolas.
BRITO, J.e ATHAYDE, M. e NEVES, M. Y. (Orgs.). Cadernos de Método e Procedimentos. Programa de formação em saúde, gênero e trabalho nas escolas. João Pessoa: Editora UFPB, 2003b.
Cadernos de Textos. Programa de formação em saúde, gênero e trabalho nas escolas.
BRITO, J. e ATHAYDE, M. e NEVES, M. Y. (Orgs.). Cadernos de Textos. Programa de formação em saúde, gênero e trabalho nas escolas. João Pessoa: Editora UFPB, 2003a.
Trabalho, Educação e Saúde: O ponto de vista enigmático da atividade
BRITO, J. e ATHAYDE, M. Trabalho, Educação e Saúde: O ponto de vista enigmático da atividade. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v.1, n.2, p. 63-89, set. 2003.
Readaptação Profissional: A ponta do iceberg?
BRITO, J. et al.. Readaptação Profissional: A ponta do iceberg?. In: BRITO, J., et al. (Orgs.). Trabalhar na Escola? “Só inventando o prazer”. Rio de Janeiro: Edições IPUB/CUCA2001.,
Concordance et discordance des temps : le travail, le marchée, le politique et les temps du travail scientifique
SCHWARTZ, Y. e ALVAREZ, D. Concordance et discordance des temps : le travail, le marchée, le politique et les temps du travail scientifique, Revue de Philosophie économique, Bruxelles, v.1, n.3, p.35-66, 2001.
Le « travail occulte » des chercheurs: objet et matière invisibles.
ALVAREZ, D. Le « travail occulte » des chercheurs: objet et matière invisibles. Territoires du Travail – objets et matières, Marseille, nº 8/9, p.125-134, mai/sept, 2001.
Trabalhar na escola? “Só inventando o prazer”.
ATHAYDE, M., et al. (Orgs.). Trabalhar na escola? “Só inventando o prazer”. Rio de Janeiro: Edições Ipub/Cuca/UFRJ, 2001.
Trabalhar na Escola? “Só inventando o prazer”
BRITO, J., et al. (Orgs). Trabalhar na Escola? “Só inventando o prazer”. Rio de Janeiro: Edições IPUB/CUCA, 2001.
Trabalho docente: precarização e feminização de uma prática profissional.
NEVES, M. Y. e SELIGMANN-SILVA, E. Trabalho docente: precarização e feminização de uma prática profissional. In: ATHAYDE, M. et al. (Orgs.). Trabalhar na Escola? Só inventando o prazer. Rio de Janeiro: Ed. Cuca-Ipub/UFRJ, 2001.
Terá a atividade um lugar na avaliação de performance do setor de serviços?
VIDAL, M., MUNIZ, H.P., ALVAREZ, D. Terá a atividade um lugar na avaliação de performance do setor de serviços? Ação Ergonômica, Rio de Janeiro, v.1, n.2, p.79-91, 2001
Artigos, Capítulos e Livros
O que Faz um Mal, Faz um Bem – Trabalho e saúde mental das professoras primárias em discussão
NEVES, M. Y. O que faz um Mal, faz um Bem – Trabalho e saúde mental das professoras primárias em discussão. In: GLINA, D. M. R.; ROCHA, L. E. (Orgs.) Saúde mental no trabalho: desafios e soluções. São Paulo: Editora VK, 2000
Saúde e trabalho na escola
BRITO, J.; ATHAYDE, M.; NEVES, M. Y. (Orgs.). Saúde e trabalho na escola. Rio de Janeiro: Cesteh/Ensp/Fiocruz, 1998.
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